Aleatório

5S - Você sabe o que é?

14:07


No meu curso de administração do SENAI, tenho descoberto várias coisas que são simples, mas que podem ajudar muito seu dia-a-dia se você souber encaixá-las certinho. Uma delas, é o 5S, que eu aprendi recentemente a usar, e confesso que está me ajudando muito.

O que é?
O 5S é um método de organização que foi muito utilizado no Japão, logo depois da Guerra, na década de 50 e 60, quando o país se encontrava em reestruturação. Ele é baseado na filosofia Bushido, e no caso é um código de princípios morais não escritos, mas passados de geração em geração, dando origem á organização das empresas do mundo todo hoje em dia.

O que significa?
O 5S é uma sigla para 5 palavras japonesas, que são chamadas de 'sensos', que são aplicados na hora de organizar, estruturar e manter o âmbito empresarial/industrial no caminho certo.

Como é utilizado?
Como é muito utilizado em empresas e indústrias, esse método busca ajudar e promover organização, disciplina, equilíbrio, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. Na maioria das vezes, é aplicado na seguinte ordem:
  1. Seiri (Senso de utilização); Esse senso se consiste em separar o que é utilizável do que não é. Deixar de lado o que é desnecessário, supérfluo, pode abrir espaço para colocar coisas realmente necessárias, ou deixar o lugar mais vazio para dar uma sensação melhor na hora de utilizar.
  2. Seiton (Senso de organização); Esse se consiste na organização pura. Deixar o seu espaço de trabalho organizado traz benefícios na hora de utilizar, além de economizar tempo procurando coisas que deviam estar em fácil acesso.
  3. Seiso (Senso de limpeza); Esse trata de limpeza. Deixar seu local de trabalho limpo, é muito mais prazeroso e 'bonito de se ver', pois é melhor trabalhar em um lugar limpo e bem ventilado, do que em um sujo e quente.
  4. Seiketsu (Senso de sáude e higiene); Esse é voltado mais para higiene pessoal. De nada vale trabalhar em um lugar limpo e organizado, se você também não está assim. Cuidar de si mesmo é tão importante quanto cuidar de seu local de trabalho.
  5. Shitsuke (Senso de disciplina); Esse é o mais rigoroso. Seguir normas, ter bom caráter, ser educado e ter bons hábitos é a chave principal para ser bem sucedido, tanto na vida profissional, quanto na pessoal.
Exemplos:





No geral, é algo simples de praticar, e com o tempo, você acaba gostando e praticando tudo automaticamente, porque a adaptação ao estilo de vida organizado é incrível(falou a pessoa que acorda atrasada e sai correndo de casa deixando tudo de pernas pro ar pra não perder o ônibus). Eu já pratiquei 5S duas vezes aqui em casa, e confesso que ajuda muuito! Pratiquem também e depois me contem o que acharam!

Já conhecia o 5S? O que achou? Vai começar a praticar? Comenta aí!
By:Bella

Pode te interessar:

6 comentários

  1. Muito interessante o post! Estudei isso em tecnologia da qualidade haha bjs

    ResponderExcluir
  2. "Falou a pessoa que acorda atrasada e sai correndo de casa deixando tudo de pernas pro ar pra não perder o ônibus" hahahaha eu sou exatamente assim, bate aí o/\o
    Ainda não sabia o que era 5S, mas adorei a dica! Vou tentar praticar aqui, com certeza ajuda muito!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim, principalmente nesse probleminha kkkk

      Excluir
  3. Gostei =D .. Acho que vou começar a praticar, porque a pessoa aqui é super desorganizada mais vamos tentar né ? Haushuahs =P
    Beijos *--*

    ResponderExcluir